Geração Distribuída

O QUE É GERAÇÃO DISTRIBUÍDA?

O QUE É GERAÇÃO DISTRIBUÍDA?

Em Geração Distribuída (GD), é desenvolvida uma Planta de Geração de Energia utilizando diversas fontes renováveis, tais como Energia Solar, Energia Eólica, Hidráulica e Biomassa com potência até 5.000 kW. A fonte geradora pode tanto ser próxima (nos telhados de indústrias / fábricas, por exemplo), quanto distante da unidade consumidora.

Em GD, é possível fazer compensação de energia elétrica através da energia excedente injetada na rede da distribuidora, gerando créditos que podem ser consumidos em até 60 meses. O crédito gerado poderá ser utilizado nas Unidades Consumidoras (UCs) sob mesmo CPF ou CNPJ da UC responsável pela geração dos créditos.

Confira abaixo os principais benefícios e as modalidades de Geração Distribuída.

BENEFÍCIOS

Reduza seus Custos com Energia e Aumente sua Rentabilidade

Economia

Economia

  Redução significativa na conta de energia do cliente, com preço fixo, inferior ao preço da energia da distribuidora.

Independência

Independência

  A Geração Distribuída aumenta a independência de variáveis de mercado, como inflação e preço da energia comprada da distribuidora.

CUSTOMIZADA E SUSTENTÁVEL

CUSTOMIZADA E SUSTENTÁVEL

  Solução completa para Geração Distribuída e adequada a infraestrutura da Indústria ou Comércio e ao recurso disponível.

Transparência

Transparência

  Todos os custos de produção de energia e despesas operacionais estão incluídos no preço da Geração Distribuída.

EMPREENDIMENTO COM MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Essa modalidade se aplica a condomínios (verticais e horizontais, situados em mesma área ou área contígua), cujo o sistema gerador é instalado em área comum e as unidades consumidoras do local e a área comum do condomínio sejam energeticamente independentes entre si. Os sistemas podem ser instalados na cobertura do prédio ou cobertura dos estacionamentos, por exemplo.

Nessa modalidade, a administradora do condomínio representa a entidade (CNPJ) responsável pelo sistema gerador, portanto, não há necessidade de associação através de consórcios ou cooperativas. A administração do condomínio é a responsável por estabelecer as parcelas que cada condômino tem direito sobre o crédito gerado pela planta.

EMPREENDIMENTO COM MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS
GERAÇÃO COMPARTILHADA

GERAÇÃO COMPARTILHADA

Empreendedores com CPF ou CNPJ distintos podem desenvolver um sistema de geração de energia para atender suas unidades consumidoras através da geração compartilhada. O sistema, entretanto, deverá estar localizado na mesma área de concessão das unidades que irão fazer uso dos créditos gerados.

Nessa modalidade, os empreendedores precisam associar-se por meio de consórcio ou cooperativa, assim, essa entidade (CNPJ) representará a administração da planta de geração e estabelecerá o rateio dos créditos energéticos

Existe também a modalidade Fazenda Solar, que vem ganhando espaço no setor elétrico. Aqui o empreendedor desenvolve um sistema fotovoltaico e aluga lotes de placas solares para consumidores, lembrando que os mesmos precisam estar dentro da mesma área de concessão.

Para saber mais sobre essas possibilidades, converse conosco!

AUTOCONSUMO REMOTO

Para aqueles que desejam gerar sua própria energia, mas não possuem espaço para desenvolver um sistema de geração de energia na própria unidade consumidora, existe a possibilidade de entrar em Geração Distribuída através do Autoconsumo Remoto.

Nessa modalidade, o empreendedor desenvolve uma planta que injetará energia na rede da distribuidora, gerando créditos energéticos que poderão ser compensados pelas unidades consumidoras dentro da mesma área de concessão em até 60 meses.

Empresas com mais de uma unidade consumidora também podem se beneficiar do Autoconsumo Remoto, desde que as unidades compensatórias estejam sob um mesmo CNPJ e mesma área de concessão.  

AUTOCONSUMO REMOTO

SERVIÇOS

A VILCO Energias Renováveis é reconhecida pelo mercado por seu padrão de excelência. Confira nossos serviços:













ESTUDOS DE PRÉ-VIABILIDADE

Realizamos análises prévias sobre o recurso energético renovável de interesse (Solar, Eólico, Hídrico, ou Biomassa). O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.

ESTUDOS DE VIABILIDADE

Realizamos análises prévias sobre o recurso energético renovável de interesse (Solar, Eólico, Hídrico, ou Biomassa). O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.

PROJETO BÁSICO

Desenvolvimento do layout básico da planta e projetos de infraestrutura para determinação das características básicas para atender aos requisitos regulatórios, técnicos e ambientais para implantação da planta de Geração Distribuída.

PROJETO EXECUTIVO

Detalhamento do layout (arranjo dos equipamentos eletromecânicos e estruturas civis da planta de geração) e projetos de infraestrutura (estradas, acessos, sistemas de transmissão elétrica, etc.) para determinação das características executivas e informações para construção da planta de Geração Distribuída.

GESTÃO DA IMPLANTAÇÃO

Consultoria para negociação e aquisição dos bens (equipamentos de geração e eletromecânicos auxiliares) e serviços (construção das obras civis e estradas/acessos, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção da planta de Geração Distribuída. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços.

ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO

A Engenharia do Proprietário visa, basicamente, reduzir os riscos do Proprietário Contratante. Garante maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento, principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados. Assim:

 

- Contribui para a manutenção dos custos de implantação do empreendimento e garantia das receitas nos prazos e montantes considerados nos planos de negócios;

- Favorece a aprovação de empréstimos e financiamentos bancários e captação de recursos mediante instrumentos financeiros junto ao mercado (debêntures, ações etc.);

- Reduz custos de seguros, fianças e garantias na medida em que a percepção de mitigação e controle de riscos de implantação do empreendimento será maior;

- Facilita a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos, visto que os órgãos reguladores exigem mecanismos de controle que muitas vezes são supridos pelas atividades de Engenharia do Proprietário.

 

As principais atividades de Engenharia do Proprietário são:

 

- Aprovação, certificação e otimização dos Projetos Executivos;

- Análise crítica da abrangência e qualidade do planejamento elaborado, monitoramento e controle da EAP e do cronograma do empreendimento;

- Acompanhamento da execução de atividades precedentes, obtenção de licenças, alvarás, autorizações e registros, incluindo a Licença de Operação;

- Garantia da qualidade;

- Gerenciamento dos contratos com a EPCista e demais Contratadas principais – aferições, medições, retenções e liberações;

- Gerenciamento dos riscos do empreendimento;

- Gerenciamento de programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas;

- Acompanhamento da fabricação, transporte e armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos;

- Estudos e documentos especiais esporádicos;

- Inspeção e Fiscalização de equipamentos;

- Monitoramento das atividades de Ensaios, Testes e Comissionamento.

SERVIÇOS

A VILCO Energias Renováveis é reconhecida pelo mercado por seu padrão de excelência. Confira nossos serviços:

Clique no ícone pra ver mais informações...

NOSSOS NÚMEROS

10000

MW EM PROJETOS EÓLICOS

143

MW EM PROJETOS HÍDRICOS

6000

KW EM PROJETOS SOLARES

Baixe a nossa apresentação "Entenda a sua Conta de Energia"!

Esta apresentação foi elaborada com o objetivo de desmistificar a fatura de energia elétrica e fazer com que você entenda o processo de tarifação da energia.

Clique abaixo e faça o download!

 

Fale conosco

Digite seu Nome
Digite seu Telefone
Digite um Assunto
Digite sua Mensagem
Obrigado ! Sua mensagem foi enviada.

+55 (48) 3232-9100
(48) 99969-4820

acompanhe a vilco nas redes sociais

NEWSLETTER

Digite seu Nome