Geração Distribuída

POTENCIAL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

POTENCIAL DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Na modalidade Geração Distribuída (GD), a fonte geradora de energia elétrica fica próxima ao consumidor final e utiliza as diversas fontes renováveis, tais como energia solar, energia eólica, hidráulica e biomassa com potência até 5.000 kW, possibilitando a redução de custos com energia para indústria e comércio.

Na Geração Distribuída, os custos com Geração Centralizada, transmissão e distribuição, bem como os impostos e taxas setoriais incidentes em toda a cadeia são eliminados ou reduzidos. Isso ocorre devido ao não uso ou uso parcial destas infraestruturas.

Benefícios

Reduza seus custos com energia e aumente sua rentabilidade

Economia

Economia

  Redução significativa na conta de energia do cliente, com preço fixo, inferior ao preço da energia da distribuidora.

Independencia

Independencia

  A Geração Distribuída aumenta a independência de variáveis de mercado, como inflação e preço da energia comprada da distribuidora.

CUSTOMIZADA E SUSTENTÁVEL

CUSTOMIZADA E SUSTENTÁVEL

  Solução completa para Geração Distribuída e adequada a infraestrutura da Indústria ou Comércio e ao recurso disponível.

Transparência

Transparência

  Todos os custos de produção de energia e despesas operacionais estão incluídos no preço da Geração Distribuída.

PROJETOS HÍBRIDOS

Os sistemas híbridos de energia renovável estão se tornando viáveis como sistemas de geração de energia para fornecimento de eletricidade devido aos avanços em tecnologias de energia renovável e diminuição dos custos destes sistemas.

Um sistema de energia híbrido geralmente consiste em duas ou mais fontes de energia renováveis usadas em conjunto para proporcionar maior eficiência do sistema e um maior equilíbrio no fornecimento de energia. Exemplos de sistemas de geração híbrida são: Eólica + Solar; Hidro + Solar; Hidro + Eólica + Solar.

 

PROJETOS HÍBRIDOS

SERVIÇOS















ESTUDOS DE PRÉ-VIABILIDADE

Realizamos análises prévias sobre o recurso energético renovável de interesse (Solar, Eólico, Hídrico, ou Biomassa). O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.

ESTUDOS DE VIABILIDADE

A produção energética é analisada em função do custo de implantação e operação da usina, considerando as características tecnológicas de geração (Solar, Eólica, Hídrica, ou Biomassa), bem como a infraestrutura associada (estradas, acessos, sistemas de transmissão, etc.) para a implantação da planta de Geração Distribuída.

PROJETO BÁSICO

Desenvolvimento do layout básico da planta e projetos de infraestrutura para determinação das características básicas para atender aos requisitos regulatórios, técnicos e ambientais para implantação da planta de Geração Distribuída.

CONSULTORIA JUNTO AOS ÓRGÃOS REGULADORES

Consultoria e intermediação junto aos órgãos reguladores e planejadores (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia – MME), bem como ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e órgãos ambientais estaduais) nas fases de desenvolvimento, implantação e/ou operação da planta de Geração Distribuída.

PROJETO EXECUTIVO

Detalhamento do layout (arranjo dos equipamentos eletromecânicos e estruturas civis da planta de geração) e projetos de infraestrutura (estradas, acessos, sistemas de transmissão elétrica, etc.) para determinação das características executivas e informações para construção da planta de Geração Distribuída.

GESTÃO DA IMPLANTAÇÃO

Consultoria para negociação e aquisição dos bens (equipamentos de geração e eletromecânicos auxiliares) e serviços (construção das obras civis e estradas/acessos, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção da planta de Geração Distribuída. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços.

ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO

A Engenharia do Proprietário visa, basicamente, reduzir os riscos do Proprietário Contratante. Garante maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento. Principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados. Assim:

- Contribui para a manutenção dos custos de implantação do empreendimento e garantia das receitas nos prazos e montantes considerados nos planos de negócios;

- Favorece a aprovação de empréstimos e financiamentos bancários e captação de recursos mediante instrumentos financeiros junto ao mercado (debêntures, ações etc.);

- Reduz custos de seguros, fianças e garantias na medida em que a percepção de mitigação e controle de riscos de implantação do empreendimento será maior;

- Facilita a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos, visto que os órgãos reguladores exigem mecanismos de controle que muitas vezes são supridos pelas atividades de Engenharia do Proprietário.

 

As principais atividades de Engenharia do Proprietário são:

- Aprovação, certificação e otimização dos Projetos Executivos;

- Análise crítica da abrangência e qualidade do planejamento elaborado, monitoramento e controle da EAP e do cronograma do empreendimento;

- Acompanhamento da execução de atividades precedentes, obtenção de licenças, alvarás, autorizações e registros, incluindo a Licença de Operação;

- Garantia da qualidade;

- Gerenciamento dos contratos com a EPCista e demais Contratadas principais – aferições, medições, retenções e liberações;

- Gerenciamento dos riscos do empreendimento;

- Gerenciamento de programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas;

- Acompanhamento da fabricação, transporte e armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos;

- Estudos e documentos especiais esporádicos;

- Inspeção e Fiscalização de equipamentos;

- Monitoramento das atividades de Ensaios, Testes e Comissionamento.

SERVIÇOS

Clique no ícone pra ver mais informações...

NOSSOS NÚMEROS

3000

MW EM PROJETOS EÓLICOS

143

MW EM PROJETOS HÍDRICOS

6000

KW EM PROJETOS SOLARES

Contato

Digite seu Nome
Digite seu Telefone
Digite um Assunto
Digite uma mensagem
Obrigado ! Sua mensagem foi enviada.

NEWSLETTER

Digite seu Nome