ESTUDOS DE INVENTÁRIO
Os Estudos de Inventário Hidrelétrico identificam as possibilidades de locais para construção de barragens para geração de energia hidrelétrica em uma determinada bacia hidrográfica. Nestes estudos são analisadas as principais alternativas de arranjo que possibilitam o equilíbrio entre os custos de implantação, benefícios energéticos e impactos socioambientais. É, portanto, neste momento que todas as alternativas de divisão de quedas da bacia do rio avaliado devem ser levantadas e estudadas de forma a se selecionar aquela que apresenta a melhor eficiência do ponto de vista energético e socioambiental para a implantação do empreendimento hidrelétrico (usina hidrelétrica, pequena ou mini central hidrelétrica).
ESTUDOS DE PRÉ-VIABILIDADE
Realizamos análises prévias sobre o recurso hidroenergético do rio de interesse, com base em dados de estações hidrometeorológicas da Agência Nacional das Águas (ANA), com metodologia própria. O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação do empreendimento hidrelétrico (usina hidrelétrica, pequena ou mini central hidrelétrica).
ESTUDOS DE VIABILIDADE
Análises sobre o recurso hidroenergético do rio de interesse, com base em dados de estações hidrometeorológicas da Agência Nacional das Águas (ANA), com metodologia própria. A produção energética é analisada em função do custo de implantação e operação do empreendimento hidrelétrico, considerando as características hídricas e geomorfológicas da bacia, construtivas do barramento planejado, bem como a infraestrutura associada (estradas, acessos, sistemas de transmissão, etc.) para a implantação do empreendimento hidrelétrico (usina hidrelétrica, pequena ou mini central hidrelétrica).
PROJETO BÁSICO
Projeto Básico de empreendimento hidrelétrico consiste no conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o aproveitamento hidrelétrico. Deve ser elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, possibilitando assim a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, e de acordo com os requisitos regulatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para Usinas Hidrelétricas (potência > 30 MW) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (30 MW > potência > 5 MW).
CONSULTORIA JUNTO AOS ÓRGÃOS REGULADORES
Consultoria e intermediação junto aos órgãos reguladores e planejadores (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia – MME), bem como ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e órgãos ambientais estaduais) nas fases de desenvolvimento, implantação e/ou operação do empreendimento hidrelétrico (usina hidrelétrica, pequena ou mini central hidrelétrica).
AVALIAÇÃO TECNICO-ECONÔMICA E DUE DILIGENCE
Oferecemos serviços de análises e simulações econômico-financeiras para avaliação dos ativos de geração (usinas hidrelétricas e/ou pequenas e mini centrais hidrelétricas implantados e em operação), a partir da análise das características técnicas e ambientais de usinas hidrelétricas e/ou pequenas e mini centrais hidrelétricas em operação. A modelagem econômico-financeira é por meio do “Modelo de Avaliação de Ativos” (Capital Asset Pricing Model – CAPM), em que o risco e o retorno do investimento no ativo são avaliados, bem como os reflexos sobre a taxa de retorno esperada dos investimentos.
GESTÃO DA IMPLANTAÇÃO
Consultoria para negociação e aquisição dos bens (turbinas, geradores, hidromecânicos, equipamentos de levantamentos, equipamentos elétricos e mecânicos auxiliares), materiais de construção civil e serviços (obras civis, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção do empreendimento hidrelétrico. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços.
ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO
A Engenharia do Proprietário visa, basicamente, reduzir os riscos do Proprietário Contratante. Garante maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento, principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados. Assim:
- Contribui para a manutenção dos custos de implantação do empreendimento e garantia das receitas nos prazos e montantes considerados nos planos de negócios;
- Favorece a aprovação de empréstimos e financiamentos bancários e captação de recursos mediante instrumentos financeiros junto ao mercado (debêntures, ações etc.);
- Reduz custos de seguros, fianças e garantias na medida em que a percepção de mitigação e controle de riscos de implantação do empreendimento será maior;
- Facilita a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos, visto que os órgãos reguladores exigem mecanismos de controle que muitas vezes são supridos pelas atividades de Engenharia do Proprietário.
As principais atividades de Engenharia do Proprietário são:
- Aprovação, certificação e otimização dos Projetos Executivos;
- Análise crítica da abrangência e qualidade do planejamento elaborado, monitoramento e controle da EAP e do cronograma do empreendimento;
- Acompanhamento da execução de atividades precedentes, obtenção de licenças, alvarás, autorizações e registros, incluindo a Licença de Operação;
- Garantia da qualidade;
- Gerenciamento dos contratos com a EPCista e demais Contratadas principais – aferições, medições, retenções e liberações;
- Gerenciamento dos riscos do empreendimento;
- Gerenciamento de programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas;
- Acompanhamento da fabricação, transporte e armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos;
- Estudos e documentos especiais esporádicos;
- Inspeção e Fiscalização de equipamentos;
- Monitoramento das atividades de Ensaios, Testes e Comissionamento.