Consumo de energia nas indústrias sobe 2% em outubro

Entenda como reduzir esse custo e aumentar sua competitividade

De acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, na primeira quinzena de outubro deste ano, o Ambiente de Contratação Regulado – ACR registrou um aumento de 1% no consumo de energia elétrica, ao passo que no Ambiente de Contratação Livre – ACL este aumento foi de 2,1%. Os índices do ACR levam em consideração a migração de consumidores para o mercado livre, enquanto os índices do ACL não consideram as cargas oriundas do mercado regulado. Caso estas cargas fossem consideradas na análise, o aumento no consumo do ACL seria de 4,2%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, os setores que tiveram maior aumento no consumo de energia foram: extração de minerais metálicos (9,2%), veículos (7,1%) e alimentício (6%). Com o aumento na produtividade e consequentemente na demanda por energia, vem a necessidade das indústrias se tornarem mais competitivas reduzindo seus custos com energia elétrica. O aumento na migração para o mercado livre e no desenvolvimento de projetos para Geração Distribuída retrata bem esta corrida pela competitividade.

No mercado livre, de janeiro a abril de 2018 foram registradas 276 adesões, sendo os consumidores especiais (com demanda entre 500 kW e 3000 kW) responsáveis por 96% do total de migrações. Já na Geração Distribuída, que havia atingido a marca de 200 MW de capacidade instala em novembro do ano passado, chegou a notáveis 512 MW em outubro deste ano, sendo a energia solar fotovoltaica responsável por 414 MW da capacidade instalada, seguida das Centrais Geradores Hidrelétricas (CGHs), responsáveis por 58 MW. O restante da capacidade instalada é composto por térmicas à biogás e eólicas.

Objetivando atender a demanda cada vez maior por formas de se reduzir custos na indústria, a VILCO Energias Renováveis atua em todas as etapas do desenvolvimento de projetos para a Geração Distribuída, desde os estudos de viabilidade, até a implantação e operação das centrais geradoras de energia elétrica. No Mercado Livre, a VILCO oferece consultoria no processo de migração, bem como na aquisição e venda de energia e também na gestão contratual e representação na CCEE.

Quer reduzir seus custos com energia elétrica? Clique aqui para conhecer os benefícios da Geração Distribuída, ou aqui para conhecer os benefícios da migração para o Mercado Livre.

Referências:

Compartilhe!

Assine nossa newsletter

Saiba tudo sobre o setor elétrico

Mais para explorar

Quer saber mais? Entre em contato e fale conosco!

VILCO Energias Renováveis - Logo

A busca pela excelência é o nosso hábito!

© Todos os direitos reservados

Fale Conosco

Rua Vera Linhares de Andrade, 2845, Itacorubi Florianópolis/SC | 88034-700

Tel: (48) 3232-9100 | (48) 99969-4820

Email: contato@vilco.com.br