Alemanha realizou primeira licitação de leilão offshore sem subsídios

O preço médio de adjudicação era de 0,44 cêntimos de euro por kWh e o preço mais elevado aceito era de 6,00 cêntimos de euro por kWh

A alemã Bundesnetzagentur selecionou três projetos eólicos offshore da DONG Energy e um projeto da EnBW no primeiro leilão para conexões de rede e financiamento para projetos de parques eólicos offshore existentes, com pelo menos um dos desenvolvedores oferecendo o lance de preço mais baixo de 0,00 cêntimos de euro por quilowatt -hora.

A agência selecionou quatro projetos eólicos offshore com uma capacidade combinada de 1.490MW, incluindo EnBW 900MW He Dreiht e DONG’s Borkum Riffgrund II Oeste, Gode Wind 3 e OWP West parque eólico offshore. O preço médio de adjudicação era de 0,44 cêntimos de euro por kWh e o preço mais elevado aceito era de 6,00 cêntimos de euro por kWh. Todos os quatro projetos estão no Mar do Norte.

“O preço médio ponderado de 0,44 cêntimos por kilowatt-hora está muito abaixo das expectativas. Isso mostra que o leilão desbloqueou o potencial de redução de custos a médio e longo prazo, o que levará a uma redução do financiamento em uma extensão que não era esperada “, disse Jochen Homann, presidente da Bundesnetzagentur, comentando o resultado do leilão.

“A energia eólica offshore está provando categoricamente sua competitividade. Esta é uma boa notícia para todos os consumidores de eletricidade que contribuem para o financiamento de energia renovável através da sobretaxa de energia renovável. Resta saber, no entanto, se os preços no próximo leilão serão tão baixos. “

Os resultados refletem a intensidade muito alta da concorrência nesta rodada de leilões: as licitações são elegíveis nas duas rodadas em 2017 e 2018 de projetos nos mares do Norte e Báltico compreendendo um volume total de cerca de 6.000MW a 7.000MW, com o volume de leilão Em ambas as rodadas totalizando 3.100MW.

Além disso, já foram feitos investimentos no desenvolvimento dos projetos, e assim a questão que os investidores enfrentam atualmente é como incorporar esses investimentos em seus cálculos. Além disso, os desenvolvedores do projeto podem esperar outras reduções significativas nos custos a serem alcançados antes que os parques eólicos sejam colocados em operação entre 2021 e 2025.

Os projetos bem sucedidos têm direito não só ao financiamento ao abrigo da Lei das Fontes de Energia Renováveis, mas também à ligação à rede – financiada através das tarifas de rede pelos consumidores de electricidade – ea possibilidade de explorar os parques eólicos durante 25 anos. Isso também envolve um montante considerável de financiamento.

O segundo leilão para os projetos de parques eólicos offshore existentes ocorrerá em 1 de abril de 2018. O volume para leilão será novamente 1.550MW, mais os 60MW não premiados no primeiro leilão. O volume total disponível no segundo leilão será, portanto, de 1.610 MW.

Isto inclui um mínimo de 500MW a ser concedido como exigido pela Lei de Energia Eólica Offshore para parques eólicos offshore no Mar Báltico. As propostas podem ser colocadas no segundo leilão novamente para projetos que não foram concedidos financiamento no primeiro leilão.

Traduzido do site Offshore Wind, artigo completo disponivel através do link: http://www.offshorewind.biz/2017/04/13/germany-accepts-first-subsidy-free-offshore-wind-auction-bid/

Compartilhe!

Assine nossa newsletter

Saiba tudo sobre o setor elétrico

Mais para explorar

Quer saber mais? Entre em contato e fale conosco!

VILCO Energias Renováveis - Logo

A busca pela excelência é o nosso hábito!

© Todos os direitos reservados

Fale Conosco

Rua Vera Linhares de Andrade, 2845, Itacorubi Florianópolis/SC | 88034-700

Tel: (48) 3232-9100 | (48) 99969-4820

Email: contato@vilco.com.br