ENERGIA EÓLICA

Projetos Eólicos

Projetos Eólicos

Especializada em Projetos Eólicos e reconhecida pelo mercado por seu padrão de excelência, a VILCO possui know-how em avaliação de recursos eólicos, estudos de micrositing e estimativa da produção de energia eólica, além de outros serviços como diligenciamento técnico e avaliação de desempenho operacional de centrais eólicas.

Nossos serviços contam com a parceria exclusiva com EMD International A/S – empresa dinamarquesa referência no setor eólico. Todos os nossos consultores são usuários avançados dos softwares desenvolvidos pela EMD – os mais utilizados do mundo em planejamento, projeto e monitoramento de parques eólicos.

 

SERVIÇOS



















ESTUDOS DE PRÉ-VIABILIDADE

Realizamos análises prévias sobre o recurso eólico da região de interesse, com base em dados sintéticos de longo prazo, com metodologia própria. O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação do parque eólico.

ESTUDOS DE VIABILIDADE

Análises sobre o recurso eólico da região de interesse por meio de medições anemométricas e com base em dados sintéticos de longo prazo, com metodologia própria. A produção energética é analisada em função do custo de implantação e operação do parque eólico, considerando as características do aerogerador avaliado, bem como a infraestrutura associada (estradas, acessos, sistemas de transmissão, etc.) para a implantação do parque eólico.

PROJETO BÁSICO

Desenvolvimento dos layouts e projetos de infraestrutura para determinação das características básicas para atender aos requisitos: - Regulatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); - Institucionais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia (MME), quanto ao Cadastramento e Habilitação Técnica dos projetos eólicos com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica.

CERTIFICAÇÕES DE MEDIÇÕES ANEMOMÉTRICAS E PRODUÇÃO ANUAL DE ENERGIA

Certificações de Medições Anemométricas e Produção Anual de Energia para atendimento aos seguintes requisitos: - Regulatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); - Institucionais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia (MME), quanto ao Cadastramento e Habilitação Técnica dos projetos eólicos com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica; - Para propósitos de financiamento de projetos, como os solicitados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

CONSULTORIA JUNTO AOS ÓRGÃOS REGULADORES

Consultoria e intermediação junto aos órgãos reguladores e planejadores (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia – MME), bem como ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e órgãos ambientais estaduais) nas fases de desenvolvimento, implantação e/ou operação do parque eólico.

AVALIAÇÃO TECNICO-ECONÔMICA E DUE DILIGENCE

Oferecemos serviços de análises e simulações econômico-financeiras para avaliação dos ativos de geração (parques eólicos implantados e em operação), a partir das avaliações das características técnicas e ambientais de parques eólicos em operação. A modelagem econômico-financeira é por meio do “Modelo de Avaliação de Ativos” (Capital Asset Pricing Model – CAPM), em que o risco e o retorno do investimento no ativo são avaliados, bem como os reflexos sobre a taxa de retorno esperada dos investimentos.  

PROJETO EXECUTIVO

Detalhamento dos layouts (posicionamento dos aerogeradores) e projetos de infraestrutura (estradas, acessos, sistemas de transmissão elétrica, etc.) para determinação das características executivas e informações para construção do parque eólico.

GESTÃO DA IMPLANTAÇÃO

Consultoria para negociação e aquisição dos bens (aerogeradores e equipamentos eletromecânicos auxiliares) e serviços (construção das bases e estradas/acessos, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção do parque eólico. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços.

ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO

A Engenharia do Proprietário visa, basicamente, reduzir os riscos do Proprietário Contratante. Garante maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento, principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados. Assim:

- Contribui para a manutenção dos custos de implantação do empreendimento e garantia das receitas nos prazos e montantes considerados nos planos de negócios;

- Favorece a aprovação de empréstimos e financiamentos bancários e captação de recursos mediante instrumentos financeiros junto ao mercado (debêntures, ações etc.);

- Reduz custos de seguros, fianças e garantias na medida em que a percepção de mitigação e controle de riscos de implantação do empreendimento será maior;

- Facilita a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos, visto que os órgãos reguladores exigem mecanismos de controle que muitas vezes são supridos pelas atividades de Engenharia do Proprietário.

 

As principais atividades de Engenharia do Proprietário são:

- Aprovação, certificação e otimização dos Projetos Executivos;

- Análise crítica da abrangência e qualidade do planejamento elaborado, monitoramento e controle da EAP e do cronograma do empreendimento;

- Acompanhamento da execução de atividades precedentes, obtenção de licenças, alvarás, autorizações e registros, incluindo a Licença de Operação;

- Garantia da qualidade;

- Gerenciamento dos contratos com a EPCista e demais Contratadas principais – aferições, medições, retenções e liberações;

- Gerenciamento dos riscos do empreendimento;

- Gerenciamento de programas contratuais, Termos de Ajuste de Condutas e contrapartidas;

- Acompanhamento da fabricação, transporte e armazenamento de equipamento e sistemas eletromecânicos;

- Estudos e documentos especiais esporádicos;

- Inspeção e Fiscalização de equipamentos;

- Monitoramento das atividades de Ensaios, Testes e Comissionamento.

SERVIÇOS

Clique no ícone pra ver mais informações...

EÓLICAS NO BRASIL

 

O Brasil hoje é o quinto colocado no ranking de expansão da capacidade instalada de geração de energia eólica. Também ocupamos o posto de maior produtor de energia eólica da américa latina.

Atualmente, mais de 7% de toda energia elétrica produzida no Brasil provém da fonte eólica. Os projetos de Energia Eólica no Brasil atingiram 13 GW em 201. O Brasil hoje possui 508 parques eólicos e a potência instalada chegou a 8,2% da matriz elétrica do país. Estima-se que até 2023 serão construídos mais de 252 novos parques – já contratados – resultando em uma potência instalada que deve chegar a 18,639 GW.

- Dados de Fevereiro de 2018.

EÓLICAS NO BRASIL

PROJETOS

Temos mais de 3500 MW em Projetos de Energias Renováveis

Complexo EÓLICO CHAPADA DO GURGUÉIA



LOCAL

Piauí

CAPACIDADE

~ 1.500 MW

Complexo de geração eólica Bojuru



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

400 MW

COMPLEXO EÓLICO CÂNION DO FUNIL



LOCAL

Santa Catarina

CAPACIDADE

58,8 MW

COMPLEXO EÓLICO SERRA DA ESPERANÇA



LOCAL

Paraná

CAPACIDADE

43,7 MW

Complexo de Geração Eólica Água Santa



LOCAL

Paraná

CAPACIDADE

71,3 MW

Complexo de geração eólica Rota das Araucárias



LOCAL

Paraná

CAPACIDADE

46 MW

complexo de geração eólica monte alegre



LOCAL

Santa Catarina

CAPACIDADE

92 MW

Complexo de Geração Eólica Uperama



LOCAL

Santa Catarina

CAPACIDADE

78,2 MW

Complexo de Geração Eólica Aparados da Serra



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

154 MW

Complexo de Geração Eólica Braço Dos Ventos



LOCAL

Rio Grande do Norte

CAPACIDADE

75,6 MW

Complexo de Geração Eólica Campos Neutrais



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

180,79 MW

Complexo de Geração Eólica Coxilha Negra



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

566 MW

Complexo de Geração Eólica Coxilha Seca



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

48 MW

Complexo de Geração Eólica Povo Novo



LOCAL

Rio Grande do Sul

CAPACIDADE

52,5 MW

Complexo de Geração Eólica Pilão Arcado



LOCAL

Bahia

CAPACIDADE

1.500 MW

Complexo de Geração Eólica Canto do Buriti



LOCAL

Piauí

CAPACIDADE

~ 500 MW

NOSSOS NÚMEROS

3000

MW em Projetos Eólicos

143

MW em Projetos Hídricos

6000

KW em Projetos Solares

PARCERIA INTERNACIONAL

A EMD International A/S – empresa dinamarquesa referência no setor eólico - é a desenvolvedora e proprietária do software WindPRO, ferramenta líder mundial em planejamento e projeto de centrais eólicas, reconhecido e aceito pelos mais importantes fabricantes de aerogeradores, desenvolvedores de projeto, bem como operadores de centrais e autoridades governamentais reguladoras de sistemas de geração de energia em todo o mundo.

A contínua participação em atividades de pesquisa de energia eólica na Dinamarca e em todo o mundo, além do desenvolvimento de projetos somados a mais de 30 anos de consultoria em energia eólica proporcionou a EMD uma forte e reconhecida expertise no desenvolvimento e planejamento de projetos eólicos, bem como avaliação de centrais eólicas em operação.

Os principais bancos e instituições financeiras do mundo consideram os serviços de consultoria EMD dignos de financiamento, e usualmente demandam a auditoria técnica e a certificação de Produção de Energia Anual (PEA) calculada e performada pela EMD, como requisito para aprovação do financiamento de novos projetos ou aquisição de centrais eólicas em determinados países.

A parceria da VILCO|EMD iniciou-se em 2010, com o objetivo de trazer para o mercado eólico brasileiro o pioneirismo da Dinamarca em projetos e consultoria, somado aos padrões de qualidade e excelência técnica da VILCO.

 

PARCERIA INTERNACIONAL

Contato

Digite seu Nome Digite um Assunto
Digite uma mensagem
Obrigado ! Sua mensagem foi enviada.

NEWSLETTER

Digite seu Nome