Biomassa

POTENCIAL DE BIOMASSA

POTENCIAL DE BIOMASSA

A geração de energia através de biomassa tem grande importância no cenário energético brasileiro, representando aproximadamente 30% da geração térmica do nosso país e atendendo cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos.

A VILCO oferece know-how em avaliação de recursos, estudos de viabilidade, estimativa da produção de energia, além de diversos outros serviços como diligenciamento técnico e avaliação de desempenho operacional de usinas de geração de biomassa

Nossos serviços incluem também a Geração Distribuída, que objetiva atender aos clientes que desejam gerar sua própria energia, reduzir seus custos e aumentar a sua rentabilidade.

 

SERVIÇOS

















ESTUDOS DE PRÉ-VIABILIDADE

Realizamos análises prévias sobre o recurso energético de biomassa de interesse (Pinus, Eucalipto, Casca de Arroz, Cana-de-açúcar, etc.). O objetivo é mitigar riscos e auxiliar o cliente na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do projeto. Adicionalmente, avaliamos a infraestrutura (estradas, acessos, sistema de transmissão, etc.) para a implantação da planta à biomassa.

ESTUDOS DE VIABILIDADE

A produção energética da biomassa é analisada em função do custo de implantação e operação da usina, considerando as características tecnológicas de geração, bem como a infraestrutura associada (estradas, acessos, sistemas de transmissão, etc.) para a implantação da usina à biomassa.

PROJETO BÁSICO

Desenvolvimento do layout básico da planta e projetos de infraestrutura para determinação das características básicas para atender aos requisitos: - Regulatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); - Institucionais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia (MME), quanto ao Cadastramento e Habilitação Técnica dos projetos solares com vistas à participação nos Leilões de Energia Elétrica.

CONSULTORIA JUNTO AOS ÓRGÃOS REGULADORES

Consultoria e intermediação junto aos órgãos reguladores e planejadores (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Ministério de Minas e Energia – MME), bem como ambientais (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e órgãos ambientais estaduais) nas fases de desenvolvimento, implantação e/ou operação da usina à biomassa.

AVALIAÇÃO TECNICO-ECONÔMICA E DUE DILIGENCE

Oferecemos serviços de análises e simulações econômico-financeiras para avaliação dos ativos de geração (usinas à biomassa implantados e em operação), a partir das avaliações das características técnicas e ambientais das usinas em operação. A modelagem econômico-financeira é por meio do “Modelo de Avaliação de Ativos” (Capital Asset Pricing Model – CAPM), em que o risco e o retorno do investimento no ativo são avaliados, bem como os reflexos sobre a taxa de retorno esperada dos investimentos.  

PROJETO EXECUTIVO

Detalhamento do layout (arranjo dos equipamentos eletromecânicos) e projetos de infraestrutura (estradas, acessos, sistemas de transmissão elétrica, etc.) para determinação das características executivas e informações para construção da usina à biomassa.

GESTÃO DA IMPLANTAÇÃO

Consultoria para negociação e aquisição dos bens (caldeira, turbina, gerador e equipamentos eletromecânicos auxiliares) e serviços (construções civis e estradas/acessos, montagem e comissionamento dos equipamentos), bem como formatação do modelo de implantação e construção da usina à biomassa. Coordenação e Gestão de Aquisição e Fornecimento de Bens e Serviços. 

ENGENHARIA DO PROPRIETÁRIO

Objetiva reduzir os riscos para o investidor, garantindo maior eficiência e qualidade à implantação do empreendimento, principalmente no que diz respeito à entrega do escopo contratado, ao prazo, aos custos e à qualidade acordados, visando a manutenção da receita e favorecendo a captação de recursos junto ao mercado e instituições financeiras. Favorece também a emissão e manutenção de licenças e alvarás de implantação e operação dos empreendimentos.

SERVIÇOS

Clique no ícone pra ver mais informações...

BIOMASSA NO BRASIL

 

A Biomassa é umas das fontes de geração de energia elétrica mais importantes do país, sua utilização corresponde a 8% da matriz energética brasileira, colocando o país em terceiro lugar no ranking de geração de energia a partir de Biomassa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha.

Em 2016, o bagaço e a palha da cana foram responsáveis pela geração de 36 TWh de energia, 67% do total gerado através da Biomassa. Atualmente esta fonte pode suprir a necessidade energética em períodos de estiagem e ventos fracos, tanto na geração centralizada, quanto na geração distribuída.

- Dados de Janeiro de 2018.

BIOMASSA NO BRASIL

NOSSOS NÚMEROS

3000

MW EM PROJETOS EÓLICOS

143

MW EM PROJETOS HÍDRICOS

6000

KW EM PROJETOS SOLARES

Contato

Digite seu Nome Digite um Assunto
Digite uma mensagem
Obrigado ! Sua mensagem foi enviada.

NEWSLETTER

Digite seu Nome